Blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

10 TEMAS ATUAIS PARA REDAÇÃO

A redação é um dos momentos mais aguardados do ENEM e outros vestibulares. O ano mal começou, mas alguns temas já despontam nas apostas e são fortes candidatos a serem abordados nos concursos até dezembro. Confira algumas sugestões de estudo.

Foto post 15-04

1) Crise energética
O Brasil registrou em janeiro os 10 maiores picos de consumo de energia da história do Brasil onde em fevereiro acontecerem apagões em 10 estados brasileiros. Com estes apagões que acorrem desde 2013, o Brasil acaba sofrendo problemas diversos na economia. Vale dar uma lida nestes assuntos e se aprofundar um pouco.

2) Água e crise no sistema hídrico
Não preciso comentar muita coisa sobre isso. É só ligar a TV, ler os jornais ou acessar algum site de notícias para se informar sobre esse assunto. Com certeza um ótimo tema para você ler um pouco e se informar. Assuntos relacionados a esse tema também podem vir a tona.

3) 50 anos do golpe militar
A ação que acarretou mais de 20 anos de regime militar, também está sendo muito comentada entre os veículos de comunicação e alguns professores acreditam que este tema possa entrar como tema da Redação do Enem 2015.

4) Ativismo em redes sociais
Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.

5) Intolerância religiosa
Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

6) Saúde feminina na gravidez
A preocupação com a saúde da mulher durante a gravidez é um bom tema de redação, pois nele podemos tratar várias problemáticas presentes na sociedade brasileira como o aborto não legalizado que fere e mata milhares de mulheres por ano, os maus tratos nos hospitais durante abortos espontâneos ou nos partos. O tema também é atual por causa da recente resolução que limita a quantidade de cesáreas que podem ser realizadas, o que é uma intervenção do Estado na escolha da mulher.

7) Tráfico de drogas e violência urbana
A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.

8) Desigualdade étnica e de gênero
O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

9) Liberdade de expressão e mídia
Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo no início desse ano. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

10) Conceito de família no século XXI
O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.


Via InfoENEM e GabaritoENEM

www.infoenem.com.br
www.gabaritoenem.com

Deixar um comentário

*