Blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

5 ações de solidariedade para você praticar no final de ano

O mês de dezembro é o preferido por muitas pessoas para refletir sobre suas ações no ano que passou e o que podem fazer de diferente, para melhor, nos novos dias que vão chegar. Essa reflexão pode levar muitos a despertar um pouco mais o seu lado solidário, praticando atos de bondade com o próximo ou com a sociedade.

Se você está querendo aproveitar essa época do ano para fazer o bem, que tal conferir essas ações de solidariedade que podem se beneficiar da sua ajuda?

SEI_Blog-06.12

Agende uma visita a uma creche, hospital ou residência para idosos
Muitas instituições hospitalares, creches ou residências para idosos dependem do suporte de voluntários para realizar atividades diárias no cuidado com seus internos. Juntar um grupo de amigos e combinar com uma instituição de confiança algum dia de visita pode ser uma ótima maneira de oferecer atenção e carinho para quem tanto precisa.

Doe sangue
Os bancos de sangue salvam muitas vidas todos os anos, em todo o país. Exatamente por estarem sempre disponíveis para quem precisa é que frequentemente esses bancos se encontram com volume baixo para doação, precisando sempre fazer campanhas para incentivar mais pessoas a participar desse gesto que salva vidas.

Se você se encaixa no perfil de um doador de sangue, que tal fazer a sua parte e se organizar para ajudar o banco da sua cidade? Chame seus amigos e faça um mutirão do bem!

Encontre um trabalho voluntário
Fazer um trabalho voluntário é uma das maneiras que muitas pessoas encontram para acrescentar em sua rotina uma atividade 100% altruísta. Existem muitos tipos de trabalhos que podem ser realizados voluntariamente para ajudar uma ONG, instituição ou projetos sociais que contam com pouco suporte financeiro e que precisam de mão de obra.

Busque uma atividade que você pode ajudar de maneira regular nesse final de ano e cadastre-se como voluntário!

Adote um animalzinho resgatado
Uma ação que é cada vez mais vista como solidária é a adoção de animais de estimação resgatados em situações de perigo ou rua. Os abrigos de animais públicos e particulares estão cada vez mais cheios de cães, gatos e outros animais que precisam de atenção e carinho para viver com qualidade.

Se você tem condição, vontade e espaço em casa para receber um novo amigo, que tal visitar um abrigo ao invés de comprar um pet? Temos certeza que não irá se arrepender!

Faça uma doação para ONGs e projetos sociais
Mesmo que você tenha muita vontade de fazer uma ação de solidariedade no final do ano, as vezes faltam condições e tempo livre para se dedicar a algumas das sugestões que apresentamos acima, não é mesmo?

Por isso, você pode oferecer auxílio financeiro, de materiais ou alimentos ao invés de força tarefa para ONGs, instituições e projetos sociais que gostaria de ajudar. Esse tipo de suporte também é extremamente importante para que muitos desses projetos consigam sobreviver e continuar realizando suas tarefas em prol da sociedade.

As ações de solidariedade, apesar de serem mais praticadas no final do ano, devem ser uma prática recorrente no nosso dia a dia, para que tenhamos cada vez mais uma sociedade justa e inclusiva para todos. Fazer o bem faz bem!
Via Pão de Açúcar

Deixar um comentário

*