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quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Deu branco? Veja 9 dicas para recuperar o controle e se sair bem nas provas

Após meses de estudo para o vestibular, de repente bate o medo de esquecer tudo naquelas horas cruciais. Esquecer o conteúdo de uma disciplina no meio da prova não é o fim do mundo. Saiba o que fazer se a memória falhar:
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RELAXE ANTES DA PROVA
O ‘branco’ na hora das provas de vestibular acontece normalmente por conta do estresse. Por isso, o melhor a fazer é relaxar na noite anterior e no dia do exame. Escutar música, fazer exercícios físicos e retomar experiências positivas são algumas das dicas para manter a tranquilidade.

VOCÊ JÁ ESTUDOU O SUFICIENTE
Estudar nos momentos anteriores ao exame de vestibular não melhoram o rendimento, só aumentam a ansiedade.

COMECE PELO QUE VOCÊ SABE
A prova não precisa ser feita de maneira linear. Começar pelo que você sabe mais pode dar autoconfiança, além de sobrar mais tempo no final para se dedicar àquela matéria em que você.

ANOTAÇÕES AJUDAM A ENTENDER QUESTÕES LONGAS
Fazer um rascunho, um quadro de palavras-chave ou mesmo um desenho ajuda o estudante a estruturar o pensamento. Para quem prefere o estímulo auditivo, murmurar o que está sendo lido é uma sugestão para facilitar a compreensão.

PAUSAS SÃO BEM-VINDAS
Nada de se desesperar com o tempo e querer resolver a prova sem paradas. Fazer uma pausa para comer e para alongar a cada período de 50 minutos são formas de dar um tempo para o seu cérebro e evitar a estafa.

FOCO NA SUA PROVA
Observar o comportamento do vizinho ao lado pode ser fruto de ansiedade durante o exame.

RESPIRE FUNDO
É preciso parar e retomar a calma. Sair da sala de prova, ir ao banheiro e lavar o rosto, por exemplo, são maneiras de quebrar a tensão.

LEMBRE O CONTEXTO EM QUE APRENDEU A MATÉRIA
Se você não lembrar daquela fórmula de física, pensar no professor que ensinou a matéria ou tentar lembrar da página do caderno com anotações podem acionar o gatilho da memória.

PENSE POSITIVO
Puxar na memória uma lembrança boa ou uma música que acalme são técnicas de relaxamento fáceis de colocar em prática. Mentalizar a sensação após uma prova em que você teve bom desempenho é também uma maneira de resgatar a confiança para terminar bem o exame.

Via UOL

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