Blog

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Enem: 10 dicas para encarar a reta final de estudos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está quase aí: falta pouco para o primeiro dia de provas do exame, que neste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo? Dá para aprender conteúdo novo? É melhor estudar o que já se sabe ou focar nos pontos fracos?

Então segura a ansiedade e vem conferir 10 dicas de sobrevivência para essa reta final de estudos:

Faça simulados a cada 15 dias
Além de se preocupar em estudar a teoria, agora é a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu ao longo do ano. A recomendação dos professores é que, a essa altura do campeonato, você faça simulados semana sim,semana não.

Identifique seus pontos fracos – e vá com tudo para cima deles!
Focar em fazer essas provas, por outro lado, de nada adianta se você não se dedicar a outro detalhe: a correção.

Cronometre o tempo
O Enem é uma verdadeira maratona: no dia da prova, você vai ter uma média de 3 minutos para responder a cada uma das 90 questões objetivas. Aproveite, então, para treinar sua resistência: tente contar quanto tempo você demora para fazer um simulado. Assim, você vai perceber por quanto tempo consegue manter o foco.

Adote uma rotina de estudos
Manter o foco é um dos grandes desafios de quem está se preparando para o Enem. Por isso, é muito importante que você tenha uma rotina, com um número de horas específico só para os estudos.

Esteja atento às notícias
Temas importantes da atualidade podem aparecer como contexto nas questões ou também como parte do tema da prova de redação. Por isso, você precisa estar atento às notícias, seja por meio de jornais impressos ou digitais.

Desligue o celular
Se por um lado é importante estar atualizado, por outro, estar conectado 24 horas por dia pode atrapalhar o seu preparo para o Enem. O principal problema é o costume de ficar olhando o celular a cada notificação. Isso distrai e tira seu foco.

Pratique a redação, mas não deixe a correção de lado
É importante treinar uma variedade de temas, até para que você aumente seu repertório de argumentos. Mas não esqueça que, além de escrever textos novos, você precisa reler e reescrever o que já fez.

SEI_Blog-06.09

Junte o lazer com atividades que possam ajudar nos estudos
Na hora do lazer, tente dedicar um tempo para peças de teatro e filmes que possam ajudar você a estar mais preparado para o Enem.

Não esqueça de se alimentar e dormir direito
De nada adianta ficar lutando contra o sono e o cansaço: lembre-se de respeitar os limites do seu corpo. Busque sempre o equilíbrio.

Faça exercícios físicos
Para cuidar da sua saúde mental em meio a tanta pressão, os professores recomendam uma estratégia simples: fazer exercícios físicos. Você pode deixar uma hora por dia para ir à academia ou fazer uma caminhada ao ar livre, por exemplo.

 

Fonte: UOL Educação

Deixar um comentário

*