Blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Planejamento de estudos para o vestibular – Parte 1

Janeiro é tempo de descanso para muitos alunos, mas aqueles que vão fazer o terceiro ano do Ensino Médio em 2018 – ou vão encarar o cursinho – precisam se planejar. É importante aproveitar o tempo de férias para organizar a rotina de estudos do ano.

Criar um cronograma e avaliar o tempo que terá disponível para a preparação são dicas essenciais. A organização antecipada ajuda o vestibulando a ter fôlego e ritmo para a maratona que vem pela frente.

Pensando em ajudar você, montamos um calendário de orientação mês a mês. Confira o planejamento para o primeiro semestre!

Foto 03-01_Planejamento-estudos

Janeiro
Organize-se consultando este calendário. Acompanhe também as listas de divulgação das listas de aprovados para entender essa parte do processo. Se já fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e veja como é o funcionamento do sistema. E aproveite para descansar antes que a aulas comecem.

Fevereiro
Monte um cronograma de estudos (semana a semana) com base na dificuldade que tem em cada disciplina. Para isso, calcule o tempo que terá para se dedicar ao vestibular. Lembre-se de alternar matérias nas quais tem mais facilidade com aquelas para as quais precisa dar mais atenção.

Já sabe que curso vai tentar? Comece a olhar universidades, olhando o tipo de curso que cada instituição oferece.

Março
Começa a maratona para quem decidiu fazer um cursinho em paralelo ao 3º ano. Mesmo que não seja o seu caso, faça um investimento de tempo para revisar o conteúdo da aula. Como dizem os professores: “aula dada é aula estudada”. A ideia é não acumular conteúdo para as futuras revisões. Outra rotina que pode ajudar — e muito — é ler editoriais de jornais e textos de atualidades tanto para se assimilar o jeito da dissertação argumentativa (redação) quanto para ficar por dentro do noticiário. Fique atento ao editais, as regras do vestibular de cada instituição, pois eles começam a ser publicados nesse mês — assim, você pode começar a montar a agenda com as datas de inscrição, prova e resultados. Os professores recomendam fazer uma redação por semana e, pelo menos, um simulado por quinzena até o fim do ano.

Abril
Mantenha o foco e o ritmo. E lembre-se da leitura dos jornais e do treino de redação. Pesquise vestibulares de meio de ano, que são uma boa oportunidade de treino para os dias de prova. Se não estiver fazendo exercícios físicos, pense em colocar algumas caminhadas na rotina para aliviar o estresse. Já tem CPF (Cadastro de Pessoa Física)? Se não tem, providencie porque vai precisar no próximo mês.

Maio
As inscrições para o Enem geralmente acontecem nesse mês. Fique atento ao prazo. Dicas de estudo? Continue com as revisões diárias, redações de treino e leitura de jornal. Verifique se o vestibular que você pretende prestar tem lista de livros obrigatórios — e procure ler nas horas vagas.

Junho
Pare e pense um pouco como andam os estudos. Se achar que está rendendo pouco, fale com um professor ou coordenador para tentar outras estratégias. As provas dos vestibulares de inverno começam a ser aplicadas. Se você se inscreveu, boa prova e um bom treino.

Confira a segunda parte do cronograma na próxima semana.

 

Via UOL

Deixar um comentário

*