Blog

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Planejamento de estudos para o vestibular – Parte 2

Dando continuidade ao calendário de orientação mês a mês, veja o que fazer durante o segundo semestre do ano para organizar os estudos para os vestibulares.

Foto 10-01_Planejamento-estudos 2

Julho
Férias? Sim, quer dizer… Desligue por duas semanas, recomendam os professores. Nas outra metade do mês, avance nas leituras obrigatórias, pesquise o curso e a universidade que pretende, escreva umas redações e faça um simulado.

Agosto
É o mês em que a ansiedade começa a bater. Respire fundo e fique calmo, tudo vai dar certo se você vem estudando durante o ano. Se você “desandou” nos estudos e quer recuperar o tempo perdido, peça ajuda aos seus professores para montar um plano emergencial de estudos. Fique esperto com as inscrições para os processos seletivos.

Setembro
Reforce o treino com simulados e provas anteriores, principalmente do Enem. Saber o estilo da prova ajuda a responder o Enem “de verdade” com mais tranquilidade. A sugestão dos professores é fazer uma prova do tipo dissertativa (como as de segunda fase) a cada três com testes de múltipla escolha (alternativas).

Outubro
A palavra do mês é revisão: tentar aprender novos assuntos ou conteúdos muito específicos pode aumentar o nervosismo e diminuir o rendimento. Preste atenção nas datas dos vestibulares que você vai fazer – as provas devem começar em novembro.

Novembro
O treino para a primeira fase se intensifica, assim como os estudos (com provas anteriores) direcionados aos vestibulares de sua preferência. E tente recriar o ambiente da prova quando for refazer as avaliações de anos anteriores – organize-se para ter o mesmo tempo que terá na prova “de verdade”.

Dezembro
Nessa reta final, os professores recomendam a preparação para a segunda fase dos vestibulares: faça, pelo menos, duas redações por semana e se dedique às matérias que têm maior peso (específicas), conforme o curso escolhido. Tente aprender o conteúdo das questões que não conseguiu responder nos simulados. Dê uma respirada entre o Natal e o Ano Novo. Mas não largue de todo os livros.

É um ano de dedicação que vai valer a pena. Boa sorte!

 

Via UOL

Deixar um comentário

*